Além do impacto positivo sobre a saúde das pessoas vivendo com o HIV, há um consenso crescente entre cientistas de que pessoas com carga viral indetectável em seu sangue não transmitem o vírus sexualmente.
Exame Seção: Imunologia Material: Plasma Volume: 2 ml Método: Determinação quantitativa do RNA por reação de polimerase em cadeia (PCR)
A restrição no uso do exame de carga viral foi recebida com apreensão por integrantes de movimentos ligados à luta pelos direitos de pessoas que vivem com HIV/Aids. É também conhecida como carga viral do HIV ou carga viral plasmática e é um meio importante para monitorar o progresso da doença e o sucesso do tratamento. Normalmente, a quantidade de cópias de RNA viral presente em uma amostra de plasma sanguíneo é estimada após o teste de PCR quantitativo em tempo real. Una meta importante del tratamiento antirretroviral (TAR) es reducir la concentración de carga viral de una persona a un nivel indetectable, que es demasiado baja para detectar el virus con una prueba de la carga viral.
Disponibilidade de exame de carga viral Enquanto em muitos países de renda alta o acesso a exames de carga viral está amplamente disponível e os exames são utilizados para monitorar a doença como parte do tratamento, os países com recursos limitados não necessariamente têm acesso a essas ferramentas devido ao custo e às habilidades e à tecnologia necessárias
BRASÍLIA - O exame de carga viral, considerado uma peça importante para acompanhar a reação do paciente com HIV/Aids ao tratamento com antirretrovirais, passou a ser racionado pelo governo. A título de exemplo, imaginemos que um indivíduo portador do HIV apresentou, na primeira determinação de carga viral um valor de cópias/ml. Interpretação: A carga viral do HIV-1 representa o número de partículas virais em circulação e é consequentemente uma medida do tamanho da população viral e de sua taxa de. A carga viral, é o primeiro teste a se positivar, detectável antes da proteína viral p24, ié, podendo em alguns casos ser positiva já a partir do 6º dia pós-contágio, e em geral no 10º dia. A carga viral do vírus HIV é utilizada para aferição logo após a infecção e monitoramento da evolução da infecção pelo HIV com tratamento.